27 de abril de 2013

IúnaCult

IúnaCult é um grupo de artistas, professores, jornalistas, ambientalistas, e outros interessados em atuar na preservação e promoção da cultura da cidade de Iúna/ES. Somos novos e ainda estamos em fase de maturação. O grupo ainda não completou um ano de vida, e exatamente neste momento estamos dando um grande passo rumo à formalização das nossas ações.

A nossa motivação parte do reconhecimento dos talentos da arte, da pintura, do teatro, da literatura, da música, dos costumes, da história, das tradições e do folclore local, e o que queremos é que toda esta gama cultural seja reconhecida em meio a nossa população, das crianças aos adultos, abarcando também as regiões circunvizinhas, buscando a credibilidade e a visibilidade necessária a instituição da nossa identidade cultural.

Queremos também abrir uma janela ao mundo que nos cerca, para que Iúna possa ser inserida nos pensamentos, nas propostas e nos processos culturais de todo o país, e para que o Brasil também conheça um pouco dos nossos anseios, das nossas criações e do nosso desenvolvimento cultural. Acreditamos que a cultura e a identidade que dela provem não devem ser pensadas como um patrimônio a ser preservado de forma imutável, pois quem produz cultura é o povo, de forma dinâmica, onde traços se perdem e outros se adicionam, na invenção ou introdução de novos conceitos, no intercâmbio cultural e nas descobertas inovadoras.

Hoje as ações do grupo estão voltadas ao estabelecimento dos nossos objetivos, atuações e metas, Em março deste ano, o IúnaCult promoveu seu primeiro evento: o Choque Cultural, realizado no Espaço Café Lorena. O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, que puderam apreciar apresentações musicais,exposição de fotos e conferir performances de desenhistas ao vivo.

Até o momento, as iniciativas do IúnaCult são realizadas em espaços cedidos por empresários, que apoiam a causa. Mas o grupo, que planeja e executa seus planos de atuação, está em busca de apoios do poder público, seja ele municipal, estadual ou federal.

O grupo esteve reunido, participando da Audiência Pública no dia 17 de abril (2013) realizada em Alegre  pelo Governo do ES para discutir as prioridades de investimentos para a região do Caparaó. Como resultado da articulação do IúnaCult, entre os próprios integrantes e sua rede de relacionados na internet, conseguiu incluir a restauração da Casa da Cultura de Iúna como prioridade nesse orçamento. O espaço comemorará cem anos de construção em 2014 e merece uma comemoração à altura, com um novo espaço, seguro e atraente, para receber todas as expressões de arte iunense e seus cidadãos.

E o grupo foi além, propondo também a construção de um cine-teatro na cidade, para ser palco para apresentações de teatro, música e dança, e para exibição de filmes e documentários - local este inédito na região e que poderá atender aos municípios vizinhos, também carentes de opções de lazer e cultura. E essa proposta também foi aprovada como prioridade na Audiência pública.

Do prefeito de Iúna, Rogério Cruz o IúnaCult recebeu apoio para realização das duas obras. Agora, o grupo aguarda definições acerca dos próximos passos a serem orientados pelo governo e pela prefeitura, e principalmente, qual o interlocutor da administração local vai acompanhar de perto essas duas importantes conquistas.

São os nossos primeiros passos, mas cheios de vontade artística e cultural. Estamos ainda estabelecendo parcerias, mas acreditamos que a arte sempre encontra um caminho. Temos ciência de que o nosso trabalho precisa de público, que é a finalidade maior das nossas ações, e neste aspecto, a formação de público tanto internamente quanto externamente torna-se preponderante nesta caminhada. O grupo vislumbra um potencial enorme de atrações turísticas e culturais na região que ainda não foram exploradas, e acreditamos que este seja um ponto essencial de motivação e interesse por parte do público externo.

Este é o IúnaCult, muito prazer.


Atenciosamente
e assinando por todos,

Viná Garcia Silveira de Moraes
IúnaCult | coordenadora
vinagsm@gmail.com | 28 9886.1963

Nenhum comentário:

Postar um comentário