- Normas básicas da ABNT
Abaixo apresento para alunos um resumo sobre a estrutura e formatação de trabalhos:
Elementos pré-
textuais
|
Capa: na ordem: nome da
instituição (opcional), nome do autor, título, local, ano da entrega.
Folha de Rosto: na ordem: nome do autor, título, natureza (Trabalho apresentado para
obtenção de conceito na disciplina ..., do Curso de ... da ....), nome do
professor, local, ano da entrega.
Resumo: Redigido em um único parágrafo que não exceda uma lauda, o resumo deve
conter a natureza da pesquisa realizada, seus objetivos, metodologia e
principais resultados e conclusões auferidas.
Sumário: Indicação dos títulos das seções do
trabalho acompanhadas dos números das páginas. Destacam-se gradativamente os
títulos das seções. Observe abaixo:
1 OS HEBREUS (Letra maiúscula em negrito)
1.1 OS HEBREUS NO EGITO (Letra
maiúscula sem negrito)
1.1.2 O Êxodo (Letra minúscula com negrito)
2 O PERÍODO DOS JUÍZES (Letra maiúscula em negrito)
Cada capítulo em nova página.
|
1.2.3 Recuperação da
aprendizagem
Elementos textuais
|
Introdução: Deve conter o
objeto, os objetivos e a metodologia empregada na pesquisa. Sugere-se o
seguinte roteiro para a Introdução:
- um parágrafo para
declinar o tema;
- um ou mais parágrafos para a delimitação do tema; - um parágrafo para o objetivo geral; - um ou mais parágrafos para os objetivos específicos; - um parágrafo, por capítulo, para explicitar o que será tratado em cada capítulo; - um ou dois parágrafos para declinar qual o método e qual ou quais as técnicas de pesquisa utilizadas; - um ou mais parágrafos para observações sobre traduções e características que mereçam destaque. Desenvolvimento: Exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções.
Conclusão: (ou Considerações finais): Síntese dos argumentos desenvolvidos
ao longo do trabalho. Sugere-se o seguinte roteiro para a elaboração das
considerações finais:
- alguns parágrafos iniciais para considerações gerais sobre o trabalho, como o grau de dificuldade encontrado para a pesquisa, o acesso à bibliografia, etc.; - parágrafos para respostas a cada uma das perguntas de pesquisa; - parágrafos para comentar a confirmação ou não das hipóteses; - dois ou três parágrafos para algumas recomendações que o pesquisador queira fazer. |
Elementos pós-textuais
|
Referências Bibliográficas
|
FORMATAÇÃO
Papel
|
A4 branco
|
Margens
|
Esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm.
|
Fonte
|
Recomenda-se tamanho 12 para texto, e menor para citações com mais de
3 linhas, notas de rodapé, paginação e legenda das ilustrações e tabelas.
|
Espacejamento
|
Todo o texto com espaço 1,5. Citações com mais de 3 linhas, notas de
rodapé, referências, legendas, natureza do trabalho com espaço simples.
|
Títulos com indicativo numérico
|
Alinhados à esquerda. O número precede ao título, separado por um
espaço. Títulos de seções primárias devem iniciar em folha distinta.
|
Títulos sem indicativo numérico
|
Listas, sumário, anexos, referências devem ser centralizados. Cada
qual em folha distinta.
|
Paginação
|
Todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas
não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual,
no canto superior direito (veja esquema abaixo).
|
Que coisa complicada de entender, rs
ResponderExcluir