Para brasileiros do interior como eu Portugal é uma excelente opção de viagem ao exterior. Digo isso porque aqui no Caparaó Capixaba, interior do Espírito Santo, a língua estrangeira é um desafio, falamos o mineirês, pois estamos compartilhando a divisa com os mineiros, estrangeiro por aqui tem alguns sim, desfrutando das belezas de nossa Serra e cachoeiras.
Então sigamos para Portugal, a terra dos colonizadores do nosso Brasil, povo muito simpático e solícito, me senti em casa nos dias que fiquei por lá, desfrutando de todo patrimônio histórico e cultural de um povo que respeita suas origens e sua história.
Viajar é preciso, viver não é preciso sem viajar!
Meu roteiro começa na cidade de Porto, ao norte de Portugal. A principal atração da cidade para mim foram as caves de vinho do Porto que ficam em Vila Nova de Gaia e o belo Rio Douro com os barcos rabelo que eram usados para o transporte do vinho. Sem falar em inúmeras garrafeiras pela cidade, a gastronomia e as atrações culturais. Porto é encantadora!
Escolhemos a cave graham's e seu restaurante Vinum para explorar o objetivo principal da viagem, a enogastronomia.
De Porto é possível visitar outras cidades e nós escolhemos Guimarães e Braga, região do Minho. Saímos cedo, mas a chuva atrasou a programação, ficamos mais de uma hora procurando guarda-chuva no comércio de Guimarães para conseguir fazer o roteiro. Começamos pelo Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e seguimos explorando a Praça Toural e o Largo do Oliveira. Guimarães é uma cidade imperdível de visitar, pois é onde nasceu Portugal, almoçamos no restaurante que se chama Casa Amarela e foi delicioso, também visitamos a Igreja de São Francisco, fiquei impressionada pela beleza. Braga é conhecida como a Roma Portuguesa, no dia que visitamos estava acontecendo uma feira medieval que ocorre uma vez por ano, com gastronomia, apresentações culturais e artesanato. A Sé de Braga e o Santuário de Bom Jesus do Monte são paradas obrigatórias na cidade.
Tenho mais de Portugal para mostrar, mas vou deixar para a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário