4 de outubro de 2012

Projeto “Cultura do Manacá em Iúna”


Iúna é um município de 122 anos, localizado no sudoeste do Estado do Espírito Santo, na região do Caparaó, onde o clima de montanha favoreceu ao cultivo tradicional dos manacás de cheiro, um arbusto nativo que acompanha a história da cidade, ornamentando os jardins, quintais, ruas e praças.

Em setembro de 1980, foi lançado o livro de crônicas e contos “Os manacás estão floridos”, do autor iunense Luiz Sérgio Quarto, em 1993 foi publicada a 2ª edição. O livro relata histórias, transformações e a urbanização de Iúna no ano de 1977, indagando sobre a relação entre o progresso e a permanência da tradição cultural, sendo o cultivo dos manacás um costume tradicional na cidade desde aquela época.

Estou realizando o projeto “Cultura do Manacá em Iúna" com os alunos do 2º ano do EM do turno matutino na EEEFM Henrique Coutinho. Este tem como objetivo levar os alunos a conhecerem a cultura tradicional dos manacás, valorizarem a flora e o meio ambiente, incentivar a comunidade ao cultivo de novas mudas e finalizar com o plantio do jardim dos manacás na escola.

A tradicional EEEFM Henrique Coutinho foi uma pedra fundamental na Educação do município, atualmente está recebendo a conclusão da obra de reforma e ampliação promovida pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

Na execução do projeto, os alunos realizaram uma pesquisa teórica com apresentação sobre as espécies, precedida por uma pesquisa de campo na cidade e na zona rural, na qual entrevistaram moradores e fotografaram centenas de manacás, ficando admirados pela quantidade encontrada, alguns plantados há mais de 30 anos.

Após o plantio de 10 mudas no jardim da escola no dia 02 de outubro de 2012, os alunos montaram uma exposição fotográfica do projeto e, no momento, estão elaborando um folder para uma campanha de divulgação e incentivo a cultura do manacá na comunidade com uma marca e um slogan criado através de um concurso realizado por eles no  turno matutino.

 

Desenho do aluno Dionathan.



Iúna, 04 de outubro de 2012.
Viná Garcia Silveira de Moraes

3 comentários:

  1. Excelente iniciativa. Gosto dos belos manacás e passei a admira-los depois do livro do Sérgio Quarto através de minha mãe, Elza Amorim da Silva!
    Anderson Amorim, RJ/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, os manacás floridos despertam nossa saudosa infância, nessa época eles ficam lindos,explodindo flores roxas que ficam brancas com o tempo, um encanto. Obrigada!

      Excluir
  2. Viná: Parabéns pelo seu "Proseando". Lamento a realização do grande desfile escolar na quinta feira inibindo a presença de iunenses ausentes e outros visitante. Sucesso para o Iúna Cult - Luiz Sérgio Quarto.

    ResponderExcluir