8 de setembro de 2011

CAP. V - VATICANO, BASÍLICA DE SÃO PEDRO

    O primeiro Papa que viveu no Vaticano foi o Papa Simaco em 498. Papas sucessores gradualmente estenderam o seu controle e governaram grande parte da península italiana até 1861, quando a Itália foi unificada. As atuais fronteiras e soberania do Vaticano foram estabelecidas em 1929, quando um acordo que originou o Tratado de Latrão foi assinado entre Mussolini e o Papa Pio XI.


    Ouvi uma afirmação de um guia em Roma que achei notável, ele disse que o turismo da cidade é 90% devido ao  Vaticano, fiquei atônita. É claro que estou falando de uma das cidade mais visitadas do mundo, mas de acordo com o guia turístico, sem o Vaticano o número de visitantes seria consideravelmente menor.


    A realidade é que uma grande multidão, atraídos pela fé cristã, particularmente católica, ou simplesmente pelo espírito turístico, dirige-se ao Vaticano.


   Para turistas com pouco tempo, é melhor não arriscar no passeio sem um guia turistico, pode acontecer de perder muito tempo em busca de informações que nem sempre são fáceis. Garantir uma entrada sem muitas filas e um pouco de instrução com o guia vale a pena.

   Visitei a Basílica em dois momentos, no primeiro dia fui com um grupo e guia, havia muita gente, uma confusão, então  voltei no outro dia sozinha e achei menos tumultuado, consegui inclusive visitar os tesouros do Vaticano que ficam dentro da Basílica, próximo à sacristia, entre as peças da exposição está uma cruz bizantina que foi presenteada a um Papa pelos imperadores do Oriente para pedir proteção, no período das invasões dos turcos otomanos.


Na foto a seguir  vê-se a relação dos Pontífices .


   Até 1506 havia no local uma Basílica construída pelo imperador Constantino, a partir deste ano foi assentada no local a primeira pedra para a contrução da nova Basílica que durou 120 anos, passaram 20 Papas durante a construção que ficou em cerca de 300 milhões de dólares.


Uma grande fila de visitantes forma-se na entrada da Basílica.

A Porta Santa é raramente aberta pelo Papa para marcar simbolicamente o início de um Ano Santo.
 


Todo o teto da Basílica é magnífico.


    Em especial a cúpula com os afrescos do pintor Michelângelo, muitos levam binóculos para admirar, pois a altura é de um prédio de 35 andares.


Eu esqueci os binóculos...


Este altar da foto abaixo tem um lindo mosaico da imagem São Pedro.

   Quando cheguei a praça da Basílica não achei muito grande, imaginava ainda maior, mas quando aproximei percebi meu equivoco, tudo nela é gigante, inclusive os querubins que são bem maiores que eu.



    Esta estátua de São Pedro feita em bronze  fica do lado direito da nave, o apóstolo está sentado em seu trono. As chaves do céu estão em sua mão esquerda, e a direita se ergue em gesto de bênção à antiga moda grega, os dois dedos estendidos em reconhecimento da natureza dual de Cristo, divina e humana, enquanto os outros três dedos se unem num sinal da Santíssima Trindade. Em um ritual antigo todos os peregrinos homenageiam a estátua tocando-a com sua mão ou beijando o pé que se adianta.


    E em  meio a toda multidão de curiosos, concentrados e outros preocupados com o melhor ângulo para fotos, a Capela do Santíssimo nos acolhe, um  lugar especial onde podemos meditar e adorar o nosso Deus.


   A Pietá (em português Piedade) de Michelângelo está localizada na primeira capela da alameda do lado direito. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria, desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala.


    Gian Lorenzo Bernini, eminente artista do barroco italiano, passou a maior parte de sua vida trabalhando na Basílica . O ponto focal do interior é o altar com pálio (também chamado de Baldaquino ou dossel), em bronze, sob o domo central, marcando o local do túmulo de São Pedro. Mais alto que um edifício de dez andares, esse impressionante monumento consta de quatro gigantescas colunas espiraladas (cobertas em entalhes de vinhas, folhas, abelhas) que se lançam para o alto como enormes saca-rolhas. 

Altar com Pálio, Colunas de Bernini, Basílica de São Pedro, Vaticano, Roma

    O conjunto que inclui quatro colossais anjos de bronze nos quatro cantos do pálio, é a essência do estilo barroco.
O túmulo de São Pedro fica sob o Baldaquino.

São 24 túmulos de Papas na Basílica.

A iluminação natural refletida nas cúpulas produzem um efeito que torna o ambiente ainda mais bonito.




    Ao lado de fora da basílica, Bernini projetou a grande praça cercada por duas colunas semicirculares cobertas, apoiadas em fileiras de quatro colunas  sob a arcada. Ele planejou as arcadas flanqueando o imenso espaço oval como se fossem os braços maternais da Igreja acolhendo os peregrinos na Basílica de São Pedro.

    Próximo capítulo: Os museus do Vaticano 


2 comentários:

  1. Olá! Muito legal este blog, também tenho desejo de visitar a basílica. Só para título de conhecimento o local onde a estátua de São Pedro está sentada não é um trono e sim uma cátedra. É a cadeira de onde o Apóstolo ensinava e pregava o Evangelho. Daí que vem o termo Cátedra de Pedro, da qual decorre a tradição de o Papa (sucessor de São Pedro no comando da Igreja) sentar naquela cadeira especial de onde faz os sermões, cena comum quando acompanhamos alguma missa predidida pelo Papa. A Cátedra original do Apóstolo São Pedro está guardada num relicário no altar dos fundos da Basílica, onde tem o vitral do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por colaborar com o blog, fique a vontade para mais informações importantes que queira postar. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir