12 de setembro de 2011

CAP. X - PISA É MAIS QUE UMA TORRE


    A história dessa cidade começa assim: Pisa foi, desde os tempos do Império Romano, um importante porto do Mediterrâneo. Depois, como cidade-estado independente, tornou-se uma das famosas repúblicas marítimas italianas e chegou a ser tão importante quanto Gênova e Veneza. Os pisanos apoiaram o imperador Frederico Barbarossa, também conhecido por Frederico Barba-roxa, imperador do Sacro Império Romano-Germânico (1152-1190), rei da Itália (1155-1190), mas na guerra contra os genoveses e florentinos, do partido guelfo, foram derrotados. Perderam a Sardenha e a Córsega e caíram sob o domínio de Florença. Percebi nas falas do guia turístico que essa história até hoje não é resolvida, por este domínio os pisanos ainda mantém um sentimento de rejeição aos florentinos, bem à moda italiana, a rivalidade é histórica. Outro fator curioso que abalou o poderio naval de Pisa foi seu porto na foz do Arno tornar-se cada vez menos profundo, hoje Pisa  não possui porto.  

    As magníficas obras arquitetônicas de Pisa são da época do apogeu de sua riqueza e glória. Naquele tempo, correspondente ao final da Idade Média, a cidade teve tantos artistas que deu nome a um importante estilo: o pisano, uma espécie de gótico com reflexos islâmicos, devido as relações comerciais com o norte da África e com a Espanha, regiões então dominadas pelos árabes. 



    Apesar da indiscutível belezada da torre de mármore branco, a principal razão da sua  fama, como sabem, é o fato de ela ser inclinada. Essa torre cilíndrica, construída para ser um campanário no estilo românico-pisano, com seis andares e quase 56 metros de altura, teve um alicerce que penetrava apenas dois metros num terreno arenoso e úmido. A obra começou provavelmente em 1173, levando 177 anos para ser concluída devido as paralizações nas batalhas, a obra foi feita em três fases. Antes mesmo de terminada, a torre começou a inclinar para o sul, o que causou muito constrangimento ao arquiteto responsável Diotisalvi. Quando foi concluída, em 1350, a inclinação da torre já tinha se acentuado bastante, aumentando nos séculos seguintes.

    Um detalhe marcante é o grande gramado verde da praça que contrasta com o branco do complexo arquitetônico formando uma paisagem perfeita. 



    Em 1987 a torre foi declarada  como Patrimômio Mundial da Unesco. Muitos pesquisadores tentam equilibrar a torre, em maio de 2008, após a remoção de mais 70 toneladas de terra, os engenheiros anunciaram que a torre tinha sido estabilizada em tal ordem que havia parado de se mover pela primeira vez em sua história. Eles declararam que seria estável durante pelo menos 200 anos

    


    Na  Praça dos Milagres, uma gigantesca praça, estão os quatro monumentos mais importantes da cidade de Pisa: a famosa torre, o duomo, o batistério e o Camposanto, que formam um monumental conjunto arquitetônico medieval sem paralelo no mundo ocidental.



    De acordo com a lenda local, o Arcebispo Ubaldo dei Lanfranchi, retornando a partir da Quarta Cruzada, trouxe de volta vários carregamentos de terra do Gólgota, para que os cidadãos de Pisa pudessem ser enterrados em solo sagrado. A construção do Camposanto (Campo Sagrado), porém, começou apenas em 1278, sob a direção de Giovanni di Simone.



    A primeira pedra da Catedral de Pisa foi colocada em 1093, iniciando o que se tornaria o estilo românico Pisano. O principal arquiteto foi Buscheto, que está enterrado no último arco cego do lado esquerdo da fachada.



    O interior da catedral é revestido com mármore branco e negro, com colunas monolíticas de mármore cinza e capitéis coríntios. As colunas de granito impressionante Corinthian entre a nave e a ábside da saíram de Palermo em 1063.



    Uma questão negativa no lugar é que tanto na chegada quanto na saída da Praça dos Milagres, passamos por muitos camelôs "made in China", a globalização chegou em Pisa mostrando seu lado sombrio através deste mercado e do grande número de imigrantes, principalmente africanos desmpregados, todos explorando o comércio intensamente, de forma invasiva ao turista.



    O Batistério de Pisa é dedicado a São João Batista, a construção foi iniciada em 1152, seu estilo mostra a transição entre o românico e o gótico. A acústica do local é especialmente curiosa, gerando ecos que se prolongam por vários segundos. Veja no vídeo.


 


    O tour em Pisa se resume a Praça dos Milagres e é feito pela manhã, voltamos a Florença para o almoço. Ainda tivemos a tarde para passear nessa cidade linda. Decidimos ir a Galeria Uffizi, quando fomos pela primeira vez ela estava fechada. 

    Entramos na Galeria e ali passamos a tarde admirando as obras. A Uffizi é o mais importante museu de Florença, o palácio foi projetado e iniciado em 1560 pela Giorgio Vasari arquiteto no período em que Cosimo de 'Medici, primeiro Grão-Duque da Toscana, foi burocraticamente consolidando sua recente aquisição do poder. Construído em forma de ferradura que se estende desde Piazza della Signoria para o Rio Arno e ligados por uma ponte sobre a rua com Palazzo Vecchio, o Uffizi foram destinados para abrigar os serviços administrativos (uffizi) do Grão-Ducado. Desde o início, no entanto, o Medici reserva alguns quartos no terceiro andar para a casa dos melhores trabalhos de suas coleções. A Galeria foi posteriormente enriquecida por vários membros da família Medici. Dois séculos mais tarde, em 1737, o palácio e sua coleção foram deixados para a cidade por Anna Maria Luisa, herdeira Medici. Entre as obras da galeria estão: Primavera de Botticelli e Nascimento de Vênus, Madonna Filippino Lippi e Criança com Dois Anjos, Venus de Ticiano de Orbino.Tivemos a oportunidade de visitar uma exposição temporária de Caravaggio. Muito bom é deitar em um dos bancos no corredor para descansar e ficar observando os afrescos no teto.



 


Próximo capítulo: Três destinos na Toscana

Nenhum comentário:

Postar um comentário