4 de setembro de 2011

CAP.I - ROMA

   "Todos os caminhos levam a Roma"e o meu caminho não foi diferente. Como todos os profissionais da área de História, eu sempre sonhei em conhecer este lugar, não poderia deixar minha vida passar sem viver estes momentos.
   Na primeira foto, ainda estou sobrevoando a costa da África, e na segunda registrei a chegada em Roma.

   Gostei tanto da cidade que queria morar um tempo lá para viver o cotidiano e pesquisar cada canto e tudo que pudesse conhecer, sentar nas praças e simplesmente ficar olhando  as pessoas passarem.

   Aliás eu gosto muito de fazer isso quando estou viajando, observar as pessoas e o lugar, o que as pessoas dizem, o que fazem e comem. Em um passeio pela praça Navona por exemplo, encontrei um senhor italiano, ele estava sentado de frente para a fonte, precisei abordá-lo para tirar uma foto, ele estava tão sereno que parecia completar aquele ambiente lindo da praça.

   Roma é assim, ficamos admirados com toda História que cerca a cidade, os grandes monumentos antigos contrastando com o novo, o Fórum Romano, o Coliseu,  o Panteão, uma imensa população que se mistura entre moradores e visitantes, o mundo quer ver Roma de perto, tocar nas paredes milenares, andar nas ruas estreitas, admirar todas as fontes belíssimas de águas translúcidas, nas praças iluminadas pelas luzes especiais da noite e pelo mármore branco brilhante de dia.





    Quando cheguei na cidade senti que estava entrando na antiguidade, era noite e por onde o táxi passava meu coração palpitava de emoção. Fiquei em um hotel bem no centro da cidade, Hotel Menphis, muito aconchegante e o preço é bom.

   Fiz o tour Roma monumental, Roma Antiga, Roma Iluminada com jantar e música ao vivo (ópera) todos com guia.



    Mas  se tiver tempo para andar pela cidade sem grupos e guia é muito melhor, ir visitar com calma o Capitolino, os guias não costumam nos levar ao interior deste museu que é magnífico.


    Da para perceber o tamanho de algumas obras, como esta da foto que estou enfrente, no subsolo do museu existe uma passagem interessante que liga um prédio ao outro, do Capitolino temos uma vista maravilhosa do Fórum romano.


    Atravessei o rio e fui almoçar no bairro Trastevere, o bairro judeu romano, essa parte da cidade abriga algumas das cenas mais tipicamente romanas sem fazer com que elas pareçam artificiais. Roupas penduradas nas vielas entre um prédio e outro, pessoas conversando aos berros pelas janelas, ruas estreitas que mais parecem labirintos, não é a toa que os habitantes desse bairro se consideram os verdadeiros romanos.



   



    O trânsito dos italianos é assim meio louco, de assustar mesmo...

    Enquanto caminhávamos , eu e meu esposo, indo visitar o monumento a Vittorio Emanuele, um memorial todo em mármore branco, inaugurado em 1911 em homenagem ao primeiro rei da Itália unificada, passamos por uma exposição de bonecos de cera e nos divertimos bastante.


    Entre as caminhadas podemos nos refrescar com as águas que jorram nas fontes espalhadas pela cidade, ou um delicioso gelato, os melhores sorvetes do mundo estão com certeza na Itália.





Já indiquei em outra postagem um restaurante típico romano, o Santo Padre ( http://vinagsm.blogspot.com/2011/04/comida-romana.html ), a comida italiana é fantástica, outra sugestão para quem gosta de apreciar um belo rock é o famoso Hard Rock Café, que em Roma é super!





    Roma ainda é muito mais, no  próximo capítulo: ROMA ANTIGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário