15 de setembro de 2011

CAP.XIII - BODAS DE CRISTAL EM VENEZA

    Venice foi a cidade que escolhi para comemorar minhas Bodas de Cristal. Em 2010 completei 15 anos de matrimônio, hoje tenho 2 filhos, um com 13 anos e o outro com 11 anos. A cidade convida ao romantismo, é um lugar para ir a 2.
    Enquanto preparava nossa viagem em casa, preocupei-me com a chegada em Venice, como chegaríamos ao hotel, se encontraríamos o endereço com facilidade carregando 2 malas ( 1 minha e a outra do meu esposo) na cidade sobre as águas. Então, tratei logo uma lancha-táxi pela internet, o que não é barato, mas valeu a pena.
    Chegamos na estação Santa Lúcia pela manhã é já ficamos deslumbrados ao ver, logo ali em frente, o Grande Canal cheio de gôndolas, vaporettos, embarcações e lanchas,  lá estava também o nosso táxi nos aguardando, muito chick. Navegamos por todo o grande canal de Venice, já chegamos fazendo um tour maravilhoso na grande avenida de água, com quatro quilômetros de extensão, nas suas margens as construções antigas, igrejas e palácios, cada detalhe carregando o peso de séculos de história. Acompanhe no vídeo.


    Cuidei também de reservar um hotel, não devemos arriscar chegar em Veneza sem reserva de hotel, dos mais simples aos mais caros, a lotação está quase sempre completa em qualquer época do ano. Encontrei várias sugestões na internet, inclusive em cidades visinhas como Mestre, mas escolhi ficar em Veneza mesmo, reservei um hotel na Piazza San Marco ( não fui modesta na comemoração das bodas...), o Hotel Bonvecchianti ( site http://www.hotelbonvecchiati.it/pt/). Ao ficar próximo a Piazza temos a vantagem de poder caminhar a vontade pela cidade e curtir a noite, ficamos próximo dos melhores pontos turísticos.

 
    Logo que guardamos nossa bagagem saímos para caminhar e conhecer um pouco este paraíso de cultura bizantina. E claro que nossa primeira parada foi para um almoço de boas-vindas nas margens do Grande Canal.


    Do restaurante temos uma vista privilegiadado Grande Canal e da Ponte Rialto, a mais antiga de Veneza, construída originalmente em madeira, em 1588, ligando duas ilhas. E aproveitei para saborear a sobremesa favorita: o gelato.








    Continuamos nossas andanças pela cidade, uma observação importante é que em Veneza não se vê muitos policiais nas vias (chamados Carabinieri). A cidade é tranquila, mas por ser extremamente movimentada é bom tomar cuidado com possíveis furtos, mas pode-se andar pelas ruelas durante a noite sem medo.


    É difícil dar endereços de lugares  para serem vistos em Veneza. A cidade toda é escandalosamente linda. É preciso sair caminhando e se perder nas ruelas e pontes.


    As tradicionais máscaras estão por todas parte, e em todos os estilos.








 
    Os concertos são tradicionais e são os programas que movimentam a cidade à noite,  fomos assistir um numa das igrejas. Os músicos são fantásticos, aumente o som e assista, imperdivel.



    Resumindo a história Veneza é uma cidade que nasceu nas ilhas da Laguna Vêneta, no mar Adriático. Sua origem remonta ao século V, quando alguns habitantes da Aquiléia, cidade italiana importante na Antiguidade, fugiram dos hunos e se refugiaram nas ilhas pantanosas. A Aquiléia seria destruída por Átila em 452. Seus habitantes fundaram a cidade de Veneza, que foi construída sobre ilhas e ilhotas do Lido, uma lagoa protegida por um banco de areia. Á medida que crescia, as ilhas foram se interligando por pontes, as construções sendo erguidas sobre bases de pedras e paus. Os primeiros habitantes escolheram o lado mais exposto ao mar, o que resultou na vocação para o intercâmbio que transformou Veneza no maior centro comercial marítimo do mundo, o maior porto de ligação com o Oriente e a África.
     Em 697, Veneza já era um ducado governado por um doge. Ao longo da sua história, foram 120 doges, o doge era sempre escolhido entre os homens mais ricos, para evitar que ele pudesse se corromper. Um conselho fiscalizava permanentemente o governante, e muitos foram assassinados. 
    Em 827, os Venezianos trouxeram da Alexandria os restos mortais do Apóstolo São Marcos, que passou a ser o padroeiro da cidade e o nome de sua praça mais famosa. A basílica começou a ser construída em 830.
    Na arquitetura de Veneza se encontram elementos góticos, bizantinos, românicos, flamengos e clássicos. A cidade, que possui 150 canais e 400 pontes, atingiu o seu apogeu no século XV. A República Sereníssima de Veneza existiu por mil anos.
    Sua queda coincidiu com a ascensão de Napoleão Bonaparte ao trono francês, Veneza foi invadida por Napoleão, que criou uma cidade democrática protegida pela França. Quatro mil soldados chegaram a ocupar a Praça São Marcos, Veneza sendo conquistada por outra nação pela primeira vez na sua história.
    Veneza ficou sob o domínio francês até 8 de janeiro de 1798, quando o Tratado de Compofornio foi assinado. Desta data até 1866, ficou dominada pelo Império Habsburgo, uma dinastia que reinou na Áustria de 1278 a 1918. Em 1866, Veneza, finalmente, passou a fazer parte da Itália. Durante todo esse tempo, a cidade conseguiu resistir aos regimes, ao tempo e manteve toda a sua beleza e mistério, ostentando todo o aspecto que tinha na época do seu esplendor. 


Próximo capítulo: City Tour em Venice
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário