5 de setembro de 2011

CAP.III - ROMA ANTIGA, COLISEU.


    O Coliseu de Roma foi construído entre 70 e 90 d.C. Iniciado por Vespasiano de 68 a 79 d.C.  Ele mostra a grandeza que o império romano atingiu. apenas dois terços da estrutura original conseguiram resistir ao tempo, terremotos, vândalos e aos construtores medievais que o utilizaram como uma pedreira de onde obtinham materiais para suas construções. Mesmo assim, essa construção impressiona até os dias de hoje.


    Acredita-se que o Coliseu tenha sido cenário dos primeiros martírios de cristãos e, por isso, no século XVII, o papa Bento XIV consagrou-o à Paixão de Cristo e declarou-o lugar sagrado. Os trabalhos de consolidação e restauração parcial do monumento, já há muito em ruínas, foram feitos sobretudo pelos pontífices Gregório XVI e Pio IX, no século XIX.


    Senti uma sensação muito diferente ao caminhar pelos corredores, uma mistura de medo e admiração.


    As arenas eram uma das principais fontes de diversão na época, mas mais do que isto, representavam a alma romana, o espírito de superioridade sobre os demais povos, de grandes batalhas e da habilidade e bravura dos guerreiros que expandiam o império.

    Vale a pena parar nas  janelas viradas para o fórum, Palatino e o Arco de Constantino, são maravilhosas!  curtir com mais calma, e conseguir bons ângulos para fotografias, estas janelas são disputadas turistas.



    O sangue de homens e feras derramado no Coliseu era uma tarefa essencial do imperador, os jogos mantinham a população entretida e satisfeita com o Império.



   Esta exposição pode ser apreciada numa ala do interior do Coliseu, algumas peças foram refeitas e outras são da época, também é exibido um filme em telão sobre a  restauração e manutenção do Coliseu, para quem gosta de comprar, uma loja tipo livraria oferece artigos super legais.


    Saí com uma sensação de dever cumprido, exausta, nem sentia meus pés, mas estava realizada, na saída olhei para o Fórum, haviam muitas pessoas indo em direção a ele para passear, mas eu preferi me divertir nas oliveiras, descansar na praça e pegar um táxi para o hotel.

    Observe nesta última foto um passatempo interessante, havia uma noiva sendo fotografada na praça.


    No próximo capítulo: Roma - Monumento ao Rei  Vittório Emanuelle II

Nenhum comentário:

Postar um comentário