27 de setembro de 2011

XIV - CITY TOUR EM VENEZA

 vista da Scala dei Giganti estátuas marmóreas de Sansovio representando Marte e Neturno, aqui colocadas em 1567.
    Nosso tour começou pelo Palácio Ducal (em italiano Palazzo Ducale), também conhecido como Palácio do Doge, é um símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano. Surge na área monumental da Piazza San Marco, foi construído entre 1309 e 1424.

Vista parcial do Palácio Ducal e da Basílica de São Marcos.

Vista parcial no pátio do Palácio Ducal da Basílica de São Marcos.
Vista parcial do Palácio Ducal e da Basílica de São Marcos.






Scala d'Oro que dá acesso aos ambientes reservados ao doge e aqueles destinados às reuniões e às votações do Maggior Consiglio (Conselho Maior).
A "boca de Leão" para denúncias anônimas no Palácio do Doge.
    O palácio foi usado como sede do governo e da justiça e está ligado à prisão pela Ponte dos Suspiros, a famosíssima ponte coberta com pequenas janelas por onde os prisioneiros que saiam condenados pelo tribunal davam o último olhar para a cidade, e, contam, suspiravam lamentando-se. Essa ponte pode ser visitada através do interior do Palácio, de onde sentimos a sensação de estar caminhando no porão onde funcionava a prisão, mas é especialmente interessante observá-la e fotografá-la por fora, da ponte que liga a Piazzeta de San marco à Praça da Palha. Eu fotografei, mas a ponte estava em reforma.

Símbolo de Veneza, o Leão Alado de São Marcos é o guardião da lei, símbolo de poder e mensageiro divinoe o Doge com a chave/governo.
  
    Nas duas colunas junto ao Grande Canal, numa área chamada Molo, junto ao Palácio Doge, podemos ver um leão com asas e um dragão com um soldado. O leão é o símbolo do patrono da cidade, São Marcos. O soldado representa São Teodoro, um general grego que foi patrono de Veneza até à chegada do corpo roubado do mais poderoso São Marcos. O dragão aos pés de São Teodoro foi, mais tarde, acrescentado com intenções ainda hoje desconhecidas.
    As três estátuas da Praça de São Marcos foram testemunhas de centenas de execuções (levadas a cabo pelo estado) de criminosos, traidores e até homossexuais que eram enforcados, decapitados ou queimados vivos entre as duas colunas. Por esta razão, ainda hoje, os venezianos supersticiosos evitam passar entre elas por considerarem que lhes traz azar. Por outro lado, as colunas eram, também, a porta de entrada cerimonial para Veneza, dando as boas-vindas a reis e príncipes.
    Saímos do palácio e fomos para o cais, de lá partimos para Murano. A viagem de Veneza a Murano leva apenas 15 minutos, e lá você poderá conhecer a técnica secular de fabricar Vidro Soprado, ver os artesãos trabalhando e dando vida às formas mais belas de cristais coloridos, de todas as cores e tamanhos, as peças são expostas na loja da fábrica e o preço é realmente caro.

   Quando retornamos de Murano fomos procurar um restaurante para almoçar. Após o almoço ainda passamos na loja da Ferrari para fazer umas fotos e no caminho para o hotel descobrimos um Pub bem interessante, por ali ficamos até o fim do dia.
hum...que estranho...

Enfim chegando no hotel para descansar.


Próximo capítulo: A Piazza San Marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário