25 de março de 2011


O Brasil que não vai pra frente? Ou seriam as pessoas?


Resolvi escrever esse texto depois de uma análise que fiz sobre alguns problemas sociais em nosso país. Começarei falando do desemprego, um problema Sério ou não, segundo fontes do governo, a taxa anual de desemprego diminuiu da mesma forma que a de empregados subiu no mesmo sentido.

Mais porque ainda a tanta gente na fila de desempregados? 
A resposta seria a qualificação da mão de obra disponível. Setores como, siderurgia, metalúrgica, construção civil e petroquímica são as que mais abrem vagas de empregos no pais, o problema dessa mão de obra é o fato do governo não ter se antecipado em prever esse problema e criar políticas públicas que qualificassem essa mão de obra. Vemos claramente isso com o grande numero de profissionais ''importados'' de outros países principalmente no que se diz de setores como informática e comunicações,semelhante a esse problema vem o da educação, a princípio não faz muito sentido achar que ambos se interligam,  mais ambos os problemas poderiam ser solucionados com apenas uma política pública:  a  EDUCAÇÃO, nosso país industrialmente não e semelhante, diga-se de passagem, a tão esquecida região norte que apesar da sua elevada riqueza mineral e florestal vem sendo desvalorizada  da maneira mais devastadora possível . 
O problema é que de nada adiantaria se não investirmos na educação e qualificação de profissionais, investirem em ciência e tecnologia para modernizar a região explorando o grande potencial biológico amazônico de maneira sustentável, como já é feito em várias regiões. 

Tudo começaria com simples ação popular mudando a forma de encarar a POLITICA, pois ninguém mais se interessa em debater temas políticos e muito menos de fazer articulações para tentar mudar esse quadro enquanto a juventude continua com seu interesse voltado para meras questões como ''saber qual a marca de blusa que o vocalista da banda... x ...usa''.  Continuaremos nessas condição precárias em que vive a política brasileira, o desinteresse leva a perpetuação da corrupção na política, sem interesse no debate político deixamos nos enganar pela corja corrupta atual com velhos discursos.
Notou? Se conscientizarmos em debater o que e melhor para a política nacional teremos uma mudança que levará em investimento na educação, e consequentemente na melhoria de mão de obra que e no crescimento  sócio-econômico do país.

Viná Moraes

Fonte:
ironiadasnoticias.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário