21 de março de 2011

VISITA OBAMA


   Este fim de semana brasileiro foi mais norte-americano, mutuamente as duas nações através de seus líderes presidenciais e demais representantes, trouxeram para a rotina dos cidadãos brasileiros discussões calibradas por anseios, especulações, admiração ou simples curiosidade.

   A chegada de Barack Obama ao Brasil no sábado (19-03-2011) pela manhã movimentou tanto crianças e donas de casa, quanto diplomatas e embaixadores. Todos queriam ver o presidente mais poderoso do mundo que também consagra mundialmente a valorização étnico-racial.  

   Questões políticas e econômicas da visita do presidente, entre elas o Pré-sal e a adesão do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU foram discutidas em rede nacional, afinal sabemos que interesses entre as duas nações estão sendo acordados, o Brasil deixou de ser apenas “bonito por natureza” conquistando o devido respeito mundial. O Brasil não é mais o “país do futuro”, o futuro chegou, estamos num tempo de prosperidade.

    Não só os debates políticos interessaram os brasileiros, acho até que este assunto não abalou tanto quanto a simpatia da família Obama e os figurinos da primeira-dama, a SRª. Michelle Obama esbanjou elegância e simplicidade mostrando uma identidade de mulher atuante nas questões sociais mundiais.


   Algumas mudanças vem ocorrendo no mundo contemporâneo, mudanças econômicas e políticas, e é principalmente as mudanças políticas que ocorreram no Brasil, como a mudança de presidente, que estão interessando os EUA.

   Agora com a mudança de presidente, Obama parece ter a intenção de se aproximar mais ao Brasil,  reafirmar sua influência e parceria comercial com o Brasil, coisa que podem ter um saldo negativo graças as políticas protecionistas americanas.

   
Viná Moraes
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário