30 de março de 2011

RENOVAÇÃO


 
 
   Hoje quero escrever sobre mim.
  
   Motivo?

   Pedi exoneração de um emprego no qual era concursada e trabalhava há 14 anos.
  
   De que emprego estou falando?
 
   Eu trabalhava como professora de geografia do Ensino Fundamental da rede municipal.

   Vejam, há anos eu estava acumulando muitas responsabilidades, pois além desse emprego também sou professora da rede estadual. Somente o professor que trabalha 10 horas por dia pode entender o que estou falando. Além desses compromissos profissionais, sou mãe de dois garotos, tenho minhas atividades domésticas como toda mulher. Nos fins de semana não havia energia suficiente para o lazer, minha vontade estava se resumindo em ficar em casa e dormir.

   A duvida sobre o que fazer me condicionou a reflexão sobre minha vida , a criticidade, ao uso da razão. Então no ano passado resolvi tirar um mês sabático e fui viajar pela Itália. Meu objetivo era a renovação, eu precisava mudar, a depressão já estava dando sinal de existência e antes que ela me tirasse a alegria de viver fui em busca de forças para arrebatá-la. Foi então que  consegui enxergar o quanto estava alienada no trabalho, entendi que o meu “problema” era o  acriticismo, a robotização existencial, e que no fluxo parecia estar tudo bem, mas era só parar um pouco que já sentia a necessidade da mudança.  

   Quando cheguei a essa conclusão ainda faltava a coragem para mudar, havia o desejo, mas a iniciativa era duvidosa, eu tinha medo. Confesso que busquei oração, espiritualidade, pedi opinião a pessoas próximas, a lucidez e a razão ainda não foram suficientes, e então consegui o “desligamento”, tomei a iniciativa.

   Não sei se me compreenderão, o que fiz não foi por achar superior ou qualquer coisa assim, foi necessidade pessoal. Durante 14 anos de trabalho foram dias de histórias alegres, engraçadas, assustadoras, traumatizantes e também  engrandecedoras, todos que compartilharam comigo esses momentos estão registrados em minha vida e eu carinhosamente agradeço  por isso, o que tenho na lembrança é puro saudosismo e afeto.

   Hoje começo uma nova vida, continuarei minhas aulas de História na rede estadual, vou me matricular em um curso de inglês que há muito tempo estou tentando fazer, vou voltar às aulas de aeróbica na academia, vou caminhar no fim da tarde, vou curtir meus filhos e comemorar minha coragem. Espero que nunca venha me arrepender, espero também que a pessoa que irá trabalhar em meu lugar seja muito feliz. Na vida precisamos renovar quando sentimos necessidade, é natural buscar a evolução. Para que continuemos a voar devemos nos desprender, somente livres  poderemos aproveitar a vida e o resultado valioso que uma renovação sempre traz..

    Viná Garcia Silveira de Moraes.
   

Um comentário:

  1. Olá, Professora Viná.
    Gostei muito do trabalho em seu blog. É muito legal, pois aborda temas variados em seus posts. Já estou seguindo seu blog, se desejar conhecer meu blog o endereço é http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com
    Um abraço,
    Leandro

    ResponderExcluir