27 de março de 2011

COMUNIDADE: EVOLUÇÃO OU DECADÊNCIA

  Viná G S de Moraes

 
    Comunidade defini-se da seguinte forma no Aurélio: Estado do que é comum; paridade; comunhão, identidade: comunidade de sentimentos. / Sociologia Agrupamento social que se caracteriza por acentuada coesão baseada no consenso espontâneo dos indivíduos que o constituem.

   Esse tipo de agrupamento iniciou-se na pré-história ao surgirem os primeiros agrupamentos humanos no paleolítico, aldeias no neolítico e núcleos urbanos na idade dos metais. Tivemos as comunidades da Idade Antiga, Média, Moderna e hoje na Idade Contemporânea sobrevivemos a várias transformações em nossos agrupamentos, mas ainda vivemos em comunidades.

   Atualmente existem comunidades de caçador-coletor tal como na pré-história, comunidades que seguem doutrinas medievais, comunidades com afinidades etárias, utilizando técnicas manuais, outras completamente informatizadas e tecnologicamente avançadas, enfim, a diversidade de comunidades confirma que o ser humano não sobrevive sozinho, nos diversos segmentos existem grupos de pessoas que executam juntas as funções necessárias para que o todo possa prosperar, e assim à humanidade vem caminhando e evoluindo.

   Condena-se a decadência aquele que não consegue viver uma verdadeira comunidade. Alguns núcleos urbanos declinam em sua trajetória evolutiva por sovina e egocentrismo, citarei alguns exemplos simples para ilustrar:

- Numa cidade acontece um evento, o grupo de oposição não freqüenta  e ainda busca meios para boicotar. Ao prejudicar a festa, atrapalham o comércio local e aniquilam a imagem do município, prejudicando a si mesmo.

- Em uma escola um grupo de pessoas decide realizar um evento educativo, uma parte da escola apoia tornando o evento de grande importância e aprendizagem, outro grupo não apóia por comodismo dizendo que não vai trabalhar para beneficiar outros. O evento torna-se difícil realizar por falta de integração, o mérito portanto perde-se.

   Fatos simples assim podem resultar em retrocesso. Ao contrário, quando pensamos no bem comum, tudo procede.

   Quando todos se envolvem positivamente , todos serão beneficiados, desde o padeiro ao dono do hotel, a camareira, o gari, o agricultor, a cozinheira, o doente, o estudante, o bancário, o juiz, o padre, o pastor, a família...

   Toda comunidade evolui quando olhamos e agimos globalmente, coletivamente.

 

 

2 comentários:

  1. Comunidade é justamente o que você disse: Quando todos se envolvem positivamente.
    Abraços! :-)

    ResponderExcluir
  2. Prof. Adinalzir,

    Precisamos valorizar os trabalhos coletivos em benefício da humanidade. Nosso mundo está ficando cada vez mais globalizado, porém, individualizado.

    Abraço

    ResponderExcluir