12 de agosto de 2011

Conhecimento e Sabedoria

Por toda história da humanidade percebemos a busca pelo conhecimento. Da descoberta do fogo no Paleolítico a era digital, da exploração das riquezas naturais a educação ambiental, da chegada à lua a análise do comportamento humano. Nós pesquisamos, desenvolvemos e construímos tentando satisfazer nossas necessidades e para isso precisamos do conhecimento.

Somos capazes de tornar-mos cultos em uma área a partir do momento que  dedicamos a um estudo, uma observação, experiência, onde somamos informações e ampliamos nosso conhecimento.

Existe uma grande distinção entre o conhecimento é a sabedoria, o primeiro é um somatório de informações, porém, o sábio tem capacidade de colocar vida naquilo que aprende, o sábio transforma, ousa, respeita, vive, ouve, experimenta, ama. 

Alberto Cabral assim define conhecimento e sabedoria “... É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação e a cultura, mas também se deve ter a coragem de experimentar a vida, o amor e o compartilhar. Deve-se atentar para não se tornar uma "ostra heróica", alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado. Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo. E isso não parece ser uma atitude muito sábia.”


"O alvo do inteligente é a sabedoria" (Provérbios 17.24a)

"Pois a Sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro". (Provérbios 3:14).

Quantos de nós somos cultos? Quantos somos sábios?

Às vezes apresentamos nosso conhecimento para que seja admirado, mas não sabemos colocá-lo ao nosso servir.

Encontrei nesta fábula de autor desconhecido uma interessante reflexão sobre o conhecimento e a sabedoria:

Dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre conhecimento e sabedoria. O mestre disse-lhes: "Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos 20 grãos de feijão, 10 em cada pé. Subam, em seguida, o monte que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos".

No dia seguinte, os jovens discípulos começaram a subir o monte. Lá pela metade, um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito. O outro subia naturalmente a montanha. Quando chegaram ao topo, um estava com o semblante marcado pela dor, o outro, sorridente. Então, o que mais sofrera durante a subida perguntou ao colega: "Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?" O companheiro respondeu: "Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os 20 grãos de feijão".

Viná Moraes

Um comentário:

  1. Adorei o texto, cheio de reflexões e sabedoria e muito aprendi com ele. Estamos juntos nesse universo. Aproveito para agradecer também a sua visita ao Saiba História.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir