14 de maio de 2011

BRASILEIRO



Sou brasileira, mas o que é ser brasileiro? De onde veio o brasileiro? Como saber quem é mais brasileiro?
Já pensou se fizermos um estudo para tentar descobrir o brasileiro mais brasileiro, qual referência usaria para a pesquisa?
A origem da população brasileira sempre causou um polêmico debate. Devemos lembrar que até as nações mais tradicionais tiveram sua origem em um povo migrante, o êxodo por diversos motivos, esteve e permanece presente na evolução da humanidade.
Ao começar a discussão o índio diria que seria ele a referência, mas alguém poderia dizer que antes da chegada do português o Brasil não existia de fato, pois o Brasil nasceu com a chegada dos portugueses, então seriam eles a referência? Mas aí o brasileiro seria português, é melhor pensar em uma origem genuína. Talvez pudesse ser um português nascido no Brasil, mas nós brasileiros do século XXI não aprovariamos, também não seria genuíno. O negro nascido no Brasil poderia ser, mas nossa origem continuaria estrangeira.
Podemos dizer então que não temos uma referência genuína para nossa origem. O Brasil é reconhecido internacionalmente desde meados do século XIX, como o país da mistura de raças, somos frutos da miscigenação entre o índio, o português e o negro. Os relatos desta época sobre a mestiçagem apresentam um ponto de vista pessimista de que a mistura de europeus, índios e negros seria o principal fator do atraso do Brasil. Hoje a população brasileira também é constituída por descendente de alemães, japoneses, italianos, entre outros. Da realeza a plebe temos presente em nossa cultura a diversidade dada a variedade de povos que habitaram nosso país trazendo seus costumes, suas tradições.
Visões pessimistas ou otimistas, racistas, socialistas, enfim, muitas são as críticas relacionadas à formação da população brasileira, uma coisa é inegável, nossa origem é mestiça.
Sabemos que a chegada dos colonizadores portugueses ocasionou aos povos indígenas uma série de conflitos, principalmente o extermínio e a aculturação. A exploração estendeu aos africanos escravizados, os imigrantes que chegaram mais tarde também não tiveram uma vida muito fácil. Porém, o que foi construído no Brasil desde 1500 é fruto do trabalho de todos estes povos, que transformaram matas virgens em pólos urbanos, industriais ou agrícolas.
Buscar as origens do brasileiro é trazer a tona os índios, os europeus e os africanos. Não somos mais ou menos índio, mais ou menos europeu, mais ou menos africano, somos brasileiros, frutos das raças que desbravaram nossa terra.


Viná Garcia Silveira de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário