4 de outubro de 2011

Cap. XVIII - Notre Dame e Île de La Cité

Île de La Cité, essa pequena ilha é o coração de Paris. Linda e impregnada de História, foi durante séculos o centro do poder na França. Paris nasceu pelas mãos do Imperador Júlio César, no ano 55 antes de Cristo, aonde hoje está a Ile de la Cite. 

A catedral onde em 1802 foi coroado Napoleão Bonaparte pelo Papa Pio VII, começou a ser construída em 1163. É uma catedral com  proporções imponentes, com 130 metros de comprimento, 50 metros de largura e 35 metros de altura, com capacidae de conter 9000 pessoas.













O gótico permite a ligação da terra ao céu e, no interior de uma catedral do estilo, o crente é impelido à ascensão pela afirmação constante da verticalidade, pela monumentalidade das paredes que parecem erguer-se segundo uma teoria contrária à da gravidade, tornando-as leves, deixando por elas filtrar o colorido dos grandes vitrais numa aura etérea. http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Notre-Dame_de_Paris

O vitral do lado norte, de cerca de 1250, apresenta temas do Velho Testamento e ao centro a Virgem e o Menino Jesus.

Dentro da catedral, fica a sala do tesouro, com numerosas peças sagradas e relíquias importantes. Entre elas um fragmento da Verdadeira Cruz, a Coroa de Espinhos e o Prego Sagrado.













Em 1831 Vitor Hugo imortalizou a catedral de Paris através de seu romance : " Notre-Dame-de-Paris", que foi para as telas do cinema em 1923 e 1939 em dois filmes com o mesmo título, " O corcunda de Notre Dame". Em 1996 o romance teve uma edição animada na produção da Walt Disney.

Pietà de Nicolas Coustou

É na Île de la Cité que está também a Sainte-Chapelle, visita imperdível, uma das maiores obras-primas arquitetônicas do mundo e que na idade média era considerada um portão para o céu. Foi construída por Luis IX, supostamente para abrigar a coroa de espinhos de Cristo que o soberano tinha comprado em 1239 a Veneza.

 A igreja superior tem 17 metros de largura e 20 metros de altura, os vitrais são um grande destaque, com 15 metros de altura e 1134 cenas, pertencem ao século XIII e representam, com cores muito vivas, as cenas da Bíblia.

São duas capelas góticas sobrepostas, a igreja inferior tem apenas sete metros de altura com decoração policromática.

degustando um Crepe.
metrô de Paris





museu d'Orsey
Nosso último programa do dia foi um paseio pelo rio Sena. Saímos de frente ao museu d'Orsey e fomos até a Torre Eiffel. O passeio é magnífico, vimos os primcipais pontos turísticos da cidade .






A Ponte Alexandre III e alguns pormenores de sua rica decoração.
É possível passear pelo rio Sena num jantar com música ao vivo.
A Ponte Alexandre III.




Chegamos na Torre e ainda ficamos curtindo um pouco o clima do lugar. Paris é um esplendor!

Próximo capítulo: O luxo de Versalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário