Île de La Cité, essa pequena ilha é o coração de Paris. Linda e impregnada de História, foi durante séculos o centro do poder na França. Paris nasceu pelas mãos do Imperador Júlio César, no ano 55 antes de Cristo, aonde hoje está a Ile de la Cite.
A catedral onde em 1802 foi coroado Napoleão Bonaparte pelo Papa Pio VII, começou a ser construída em 1163. É uma catedral com proporções imponentes, com 130 metros de comprimento, 50 metros de largura e 35 metros de altura, com capacidae de conter 9000 pessoas.
O gótico permite a ligação da terra ao céu e, no interior de uma catedral do estilo, o crente é impelido à ascensão pela afirmação constante da verticalidade, pela monumentalidade das paredes que parecem erguer-se segundo uma teoria contrária à da gravidade, tornando-as leves, deixando por elas filtrar o colorido dos grandes vitrais numa aura etérea. http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Notre-Dame_de_Paris
O vitral do lado norte, de cerca de 1250, apresenta temas do Velho Testamento e ao centro a Virgem e o Menino Jesus.
Dentro da catedral, fica a sala do tesouro, com numerosas peças sagradas e relíquias importantes. Entre elas um fragmento da Verdadeira Cruz, a Coroa de Espinhos e o Prego Sagrado.
Em 1831 Vitor Hugo imortalizou a catedral de Paris através de seu romance : " Notre-Dame-de-Paris", que foi para as telas do cinema em 1923 e 1939 em dois filmes com o mesmo título, " O corcunda de Notre Dame". Em 1996 o romance teve uma edição animada na produção da Walt Disney.
Pietà de Nicolas Coustou |
É na Île de la Cité que está também a Sainte-Chapelle, visita imperdível, uma das maiores obras-primas arquitetônicas do mundo e que na idade média era considerada um portão para o céu. Foi construída por Luis IX, supostamente para abrigar a coroa de espinhos de Cristo que o soberano tinha comprado em 1239 a Veneza.
A igreja superior tem 17 metros de largura e 20 metros de altura, os vitrais são um grande destaque, com 15 metros de altura e 1134 cenas, pertencem ao século XIII e representam, com cores muito vivas, as cenas da Bíblia.
São duas capelas góticas sobrepostas, a igreja inferior tem apenas sete metros de altura com decoração policromática.
degustando um Crepe. |
metrô de Paris |
museu d'Orsey |
Nosso último programa do dia foi um paseio pelo rio Sena. Saímos de frente ao museu d'Orsey e fomos até a Torre Eiffel. O passeio é magnífico, vimos os primcipais pontos turísticos da cidade .
A Ponte Alexandre III e alguns pormenores de sua rica decoração. |
É possível passear pelo rio Sena num jantar com música ao vivo.
A Ponte Alexandre III. |
Chegamos na Torre e ainda ficamos curtindo um pouco o clima do lugar. Paris é um esplendor!
Próximo capítulo: O luxo de Versalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário