15 de outubro de 2011

Cap. XIX - O luxo de Versalhes

Bienvenue au Château  de Versailles!

O local onde o château foi construído, na época (século XVII), tratava-se de uma aldeia rural na periferia de Paris, onde hoje é a cidade de Versalhes. A Corte de Versalhes foi o centro do Antigo Regime na França de 1682 a 1789 ( ano da Revolução). O palácio é considerado um dos maiores do mundo, foi construído pelo rei Luís XIV, a partir de 1664, hoje Patrimônio Mundial. 

Na entrada do palácio de Versalhes já podemos sentir a opulência dos reis franceses. O dourado cobrindo os detalhes da rica arquitetura, o relógio em formato de sol evoca Luís XIV, o "Rei Sol" .
Sempre desejei ir em Versalhes, o palácio foi palco de vários fatos importantes da história como por exemplo a prisão do rei Luís XVI e sua rainha Maria Antonieta em 1789, guilhotinados em 1793.

No Salão dos Espelhos do palácio foi assinado o tratado de Versalhes, pelas potências europeias no encerramento da Primeira Guerra Mundial.

Com uma decoração admirável o Salão dos Espelhos foi o local  de muitas festas e bailes da familia real francesa entre os séculos XVII e XVIII.
O palácio possui 2.000 janelas, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque.

Das vidraças avistamos o famoso jardim do palácio, ao terminar a visita pelo interior do palácio, é possivel caminhar pelo grandioso jardim, é necessário algumas horas para o passeio, talvez o dia todo.

Em 1877 o palácio foi transformado em museu. Andar por este museu é oportunizar-se entrar nas particularidades da familia real francesa. O mobiliário inclusive dos aposentos são preservados na forma original de séculos passados. Muitos artistas da época foram contratados para deixar o palácio na mais perfeita sofisticação e riqueza.

Manifestações artísticas contemporâneas estão constantemente sendo expostas no palácio. No período que visitei Versalhes estava em exposição algumas obras de Takashi Murakami, um artista japonês. A exposição revelava um grande contraste com o ambiente antigo mostrando que a história está em constante transformação, nós fazemos história, nós somos a história.







Maria Antonieta, ao ter sua primeira filha, recebeu de presente de seu esposo o rei Luis XVI, o célebre Petit Trianon, um palácio de pequenas dimensões nas imediações de Versalhes, o qual a rainha fez seu novo refugio depois que o Conde Fersen teria ido para a guerra e a deixado.

Existia no Petit Trianon uma "mini-villa" campestre, onde havia vários animais do campo, uma horta. Curioso como são ainda matidos os animais e todo Petit Trianon, os  moradores fazem caminhadas, passeios, e as crianças se divertem com as ovelhas da rainha.

O declinio do reinado foi consequência dos  escândalos do interior do palácio que viraram manchetes políticas, somados ao inverno rigoroso, que destronou a produção agrícola e emergiu a população num autêntico morticínio, devido à escassez de alimentos, ao frio, à fome, e à revolução.

Versalhes é um dos pontos turísticos mais visitados da França, recebe em média 8 milhões de turistas por ano. Uma boa dica é o filme Maria Antonieta, lançado em 2006, para quem ainda não assistiu, o filme retrata a vida da rainha em Versalhes.

Próximo capítulo: Paris, Paris! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário